Copatrocínio

Temos uma maravilhosa notícia para todos vós:

A Casa Florbela Espanca assume o copatrocínio do Festival de Poesia de Lisboa 2022, a decorrer entre 14 a 18 de Setembro.

É missão primordial da Casa enaltecer a relevância do papel de Florbela Espanca para a Língua Portuguesa, para a Poesia e para a história do Feminismo português, pelo que faz todo o sentido aliarmo-nos a um projeto como este, onde a celebração da língua e da poesia são o tema central.

Contamos, assim, com a vossa presença, deixando desde já a indicação de que estaremos presentes em alguns momentos-chave da programação, nomeadamente na sessão de abertura do festival e na homenagem solene à poeta Ana Luísa Amaral.

06 de setembro 2022

Obrigada

Com Gratidão,

Kina Maua N'Pango
CASA FLORBELA ESPANCA®

Da Ruína à Glória: o início de uma nova era!

13 de Julho de 2021 marcou o início de uma nova era para a casa onde viveu Florbela Espanca, em Vila Viçosa, durante a sua infância e adolescência.

Ontem deu-se o arranque da primeira fase das obras de recuperação do imóvel, onde viveu a poetisa, num projeto que visa a garantir não só a segurança da estrutura – e a dos imóveis contíguos –, mas também a criar as condições ideais para a reconstituição do seu interior. Esta será também uma fase desafiante, dado que o objectivo será manter a casa o mais próxima possível da sua traça aquando da vivência de Florbela Espanca na mesma.
 
“Neste momento, é aqui que se concentram todos os nossos esforços: garantir que o imóvel fique, no mais curto prazo de tempo possível, completamente recuperado”, esclareceu Kina Maua N’Pango, artista plástica e promotora do projecto.

“A fase seguinte será a de estudar a melhor forma de proporcionar a todos a possibilidade de usufruírem do espaço e das memórias que gradualmente temos vindo a reunir em acervo”, referiu ainda a responsável.

Não existindo ainda um formato definitivo para o futuro da casa, a marca Casa Florbela Espanca, criada para alavancar este projecto, tem como objectivo criar aqui um espaço de partilha, de cultura e de comunhão, em torno do glorioso património gerado pela obra e pela biografia da autora.

“O mais difícil já está a acontecer: a Casa onde Florbela viveu está a ser recuperada e abre- se finalmente a um futuro que construiremos em conjunto com todos – em Vila Viçosa, em Portugal e no mundo. Os nossos objectivos são claros e no nosso site partilhamos, desde logo e com todos os interessados, a história e a missão do projecto, bem como o nosso desejo de aqui fazer nascer uma envolvência cultural agregadora e estimulante para a população local. Mas, neste momento, nada nos desvia a atenção da recuperação do imóvel, das paredes onde ainda perdura a alma e a mente de Florbela”, concluiu Kina Maua N’Pango.

Vila Viçosa, 14 de Junho de 2021

Obrigada

Com Gratidão,

Kina Maua N'Pango
CASA FLORBELA ESPANCA®

Está a nascer a CASA FLORBELA ESPANCA®

A casa onde viveu a poetisa Florbela Espanca – situada no nº 59 da Rua Florbela Espanca, em Vila Viçosa, que se encontrava em avançado estado de degradação – foi comprada em Setembro de 2020 e está a ser submetida a um profundo processo de reconstrução.

Com a aquisição do imóvel realizada, a motivação primordial tem sido sempre a de não o deixar cair no abandono, recuperando-o, não para uso pessoal, mas sim para o devolver à fruição pública.

Para isso, já se encontram em curso algumas tarefas, como a limpeza do jardim e a recuperação do telhado e das fachadas, garantindo assim a viabilidade do restante processo de recuperação e cumprindo, igualmente, os requisitos da vistoria camarária de Fevereiro deste ano.

A Casa Florbela Espanca será reabilitada conforme a sua traça de época, restituindo os aspectos do quotidiano da escritora e proporcionando, em simultâneo, uma leitura mais contemporânea da sua obra.

O objectivo fundamental é devolver a Vila Viçosa, a Portugal e ao mundo – porque não? –, de forma digna, o espaço de memória que inspirou a obra de uma das poetisas mais marcantes da Literatura Portuguesa.

A promotora do projecto, a artista plástica Kina Maua N’Pango,  profunda admiradora da vida e da obra de Florbela Espanca e proprietária de um vasto espólio florbeliano – original e em parte inédito, o qual inclui cartas, fotografias, manuscritos e muitos outros objetos pessoais –, pretende, em articulação com as entidades locais e nacionais, transformar esta casa num local de peregrinação literária, ao possibilitar uma imersão intensa no espaço e, consequentemente, no universo íntimo da escritora, para fruição de todos os seus admiradores, não só na comunidade local, como nacional, mas também além-fronteiras.

A Casa Florbela Espanca pretende ser, no futuro, um centro de confluência de memórias, de encontros e de tertúlias: um local de criação, em permanente evolução. Aqui, será a residência da mais pura homenagem dedicada a uma mulher extraordinária, com múltiplas facetas – a poetisa precoce, a adolescente apaixonada por livros, a estudante de Direito muito à frente do seu tempo, a mulher apaixonada, a escritora, a jornalista, a feminista, a professora... – conjugando o acervo e o edifício, oferecendo ao público um projeto de dinâmica cultural que possa vir a incluir, no futuro, exposições, conferências e visitas guiadas que divulguem este património de valor inestimável.

O desejo é criar uma experiência autêntica e genuína para todos os visitantes, guiando-os pela casa da poetisa, o seu ambiente doméstico, as suas vivências, a sua base de criatividade poética, mas também as suas inspirações e inquietações. Com esta casa esperamos também alavancar Vila Viçosa, a terra “Princesa do Alentejo”, assim como toda a herança deixada pela Casa de Bragança e, inegavelmente, pela tradição fundadora da portugalidade, na sua íntima relação com Nossa Senhora da Conceição, Rainha de Portugal.

Está a nascer a Casa Florbela Espanca, um projeto que promete dar que falar!

Em breve, teremos mais notícias sobre o projecto, cujo caminho vos faremos chegar passo a passo.

Vila Viçosa, 2 de Junho de 2021

Obrigada

Com Gratidão,

Kina Maua N'Pango
CASA FLORBELA ESPANCA®