Da Ruína à Glória!
O Início de uma nova Era

O dia 13 de Julho de 2021 marcou o início de uma nova era para a Casa onde viveu Florbela Espanca, em Vila Viçosa.

Ontem deu-se o arranque da primeira fase das obras de recuperação do imóvel onde viveu a poetisa nesta vila alentejana, num projeto que visa garantir não só a segurança da estrutura – e a dos imóveis contíguos –, como também criar as condições ideais para a reconstituição do seu interior. Esta será também uma fase desafiante, dado que o objetivo será manter a casa o mais próxima possível à traça do que seria aquando da vivência de Florbela Espanca na casa.  “Neste momento, é aqui que se concentram todos os nossos esforços: garantir que o imóvel fique, no mais curto prazo de tempo possível, completamente recuperado”, esclarece Kina Maua N’Pango, artista-plástica e promotora do projeto.

“A fase seguinte será a de estudar a melhor forma de proporcionar a todos a possibilidade de usufruírem do espaço e das memórias que gradualmente temos vindo a reunir em acervo”, refere ainda a responsável.

Não existindo ainda um formato definitivo de como o futuro da Casa se vai desenhar, CASA FLORBELA ESPANCA, a marca criada para alavancar este projeto, tem como aspiração criar aqui um espaço de partilha, de cultura e de comunhão em torno do glorioso património que são a obra e a biografia de Florbela Espanca.

“O mais difícil já está a acontecer: a Casa onde Florbela viveu está a ser recuperada e abre-se finalmente a um futuro que construiremos em conjunto com todos – em Vila Viçosa, em Portugal e no Mundo. Os nossos objetivos são claros e no nosso site partilhamos, desde logo e com todos os interessados, a história e a missão do projeto, bem como o nosso desejo de aqui fazer nascer uma envolvência cultural agregadora e estimulante para a população local. Mas, neste momento, nada nos desvia a atenção da recuperação do imóvel, das paredes onde ainda perdura a alma e a mente de Florbela!”, conclui Kina Maua N’Pango.

14 de junho 2021

Obrigada

Com Gratidão,

Kina Maua N'Pango
CASA FLORBELA ESPANCA®

Está a nascer CASA FLORBELA ESPANCA®

A casa onde viveu a poetisa Florbela Espanca – situada no nº59 da Rua Florbela Espanca, em Vila Viçosa, em estado de avançada degradação – foi comprada em Setembro de 2020 e está a ser submetida a  um profundo processo de renovação.

Com a aquisição do imóvel a motivação prioritária foi sempre a de não o deixar cair no abandono, recuperando-o,  não para uso pessoal mas sim para o devolver à fruição pública.

Para isso já estão em andamento a limpeza do jardim e a recuperação do telhado e das fachadas, garantindo assim a  viabilidade do restante processo de recuperação e cumprindo assim os requisitos da vistoria camarária de fevereiro deste ano.

A CASA FLORBELA ESPANCA será reabilitada à sua traça original de época, trazendo novamente à vida os aspetos do quotidiano da escritora. Em última análise, dando uma leitura contemporânea à sua obra.

O objetivo primeiro é devolver a Vila Viçosa, a Portugal – e ao mundo, porque não? –, e de forma digna, o espaço de memória que inspirou a obra de uma das poetisas mais marcantes da literatura portuguesa.

A promotora do projecto, a artista plástica Kina Maua N’Pango,  profunda admiradora da vida e obra de Florbela Espanca e proprietária de um vasto espólio florbeliano, original e em parte inédito, que inclui cartas, fotografias, manuscritos e muitos outros objetos pessoais –,  pretende, em articulação com as entidades locais e nacionais, transformar esta casa num local de peregrinação literária e um “mergulho” refrescante  no universo íntimo da escritora, para fruição de todos os seus fãs, não só na comunidade local como nacional e além-fronteiras.  

A CASA FLORBELA ESPANCA pretende ser, no futuro, um centro de confluência de memórias, encontros e tertúlias. Um local de criação em permanente evolução. Uma homenagem a uma mulher extraordinária de múltiplas facetas – a poetisa precoce, a adolescente apaixonada por livros; a estudante de Direito muito à frente no seu tempo; a mulher apaixonada; a escritora; a jornalista; a feminista; a professora... – conjugando o acervo e o edifício, oferecendo ao público um projeto de dinâmica cultural que possa vir a incluir, no futuro, exposições, conferências e visitas guiadas que dêem a conhecer este património de valor inestimável.

O desejo é criar uma experiência autêntica e genuína dos visitantes, guiando-os pela casa da poetisa, o seu ambiente doméstico, as suas vivências, a sua base de criatividade poética, inspirações e inquietações.

Com ela esperamos também alavancar Vila Viçosa, Princesa do Alentejo, a herança da Casa de Bragança e inequivocamente a tradição fundadora da portugalidade na sua íntima relação com Nossa Senhora da Conceição Rainha de Portugal.

Está a nascer a CASA FLORBELA ESPANCA, um projeto que promete dar que falar. Em breve,  mais notícias sobre o projeto cujo caminho vos faremos chegar passo a passo.

2 de junho 2021

Obrigada

Com Gratidão,

Kina Maua N'Pango
CASA FLORBELA ESPANCA®