Manuela Machado

Atriz e professora com os cursos do Conservatório Nacional “Teatro e Encenação” e “Educação pela Arte”, trabalhou como atriz ou encenadora no “Teatro Nacional D. Maria II”; nos grupos teatrais “Gil Vicente” e “Fernando Pessoa”; no “Teatro Experimental de Cascais; na “Casa da Comédia”; no “Teatro à Beira da Estrada” e em “Vamos fazer Teatro”.

Como professora da especialidade, lecionou em vários estabelecimentos de ensino e durante quarenta anos no “Colégio Instituto de Odivelas”. Fez recitais de poesia por todo o Continente, Madeira, Cabo Verde e Brasil, com Norberto Barroca ou integrada no movimento “Pró-Arte”, e manteve na rádio, durante vinte anos, um programa de “Música e Poesia”. Bolseira da Fundação Gulbenkian, em Londres, adaptou, ao regressar, “Grandes Esperanças” de Charles Dickens, para a Emissora Nacional onde trabalhou, durante muitos anos, no Teatro radiofónico. Adaptou também para o teatro: “Cartas de Soror Mariana” de Mariana Alcoforado, “Cena do Ódio” de Almada Negreiros, “Lendas Portuguesas” de Almeida Garrett, “A Invenção do Amor” de Daniel Filipe e “Ser Poeta - Vida e Obra de Florbela Espanca”.

Publicou uma tese sobre “O Drama Educativo – caminho da Educação pela Arte”, a peça de teatro “Cartas de Soror Mariana”, o livro de poemas “Vermelho, Branco, Negro”, o disco de Poesia e Música de Jazz e o disco de poesias infantis, musicadas por Pedro Fonseca, extraídas da peça infantil de Isabel de Castro “Eva, ou o Renascer. Fundou, com Norberto Barroca, o ”Grupo de trabalhadores de Teatro da Casa da Comédia”, com Isabel de Castro o “Teatro à Beira da Estrada” e ainda o Grupo “ Vamos fazer Teatro” com antigas alunas do Instituto de Odivelas, para divulgação da Literatura Portuguesa. Das várias personagens que interpretou, destaca as interpretações de Soror Mariana e Florbela Espanca.


Mais sobre

Manuela Machado

Lorem solor denim it ...

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.